Quantcast
Channel: Gastronomia – Cup of Things
Viewing all articles
Browse latest Browse all 41

10 Produtos Peruanos que você vai adorar conhecer!

$
0
0

produtos peruanos típicos

Ninguém tem dúvida que Lima se consolidou, durante a última década, como a capital gastronômica da América do Sul. Produtos peruanos sendo exportados, restaurantes premiados, chefs com status de popstar, restaurantes grandes e pequenos abrindo em cada esquina da cidade, feiras internacionais, tours gastronômicos contribuem dia a dia para a concretização desse projeto. O povo peruano, porém, é o grande protagonista desta nova página criada para o país. É do povo que vem o conhecimento da terra, do cultivo, das receitas que hoje são famosas mundialmente e, principalmente, dos produtos.

A diversidade de cultivo é uma riqueza que começou muito antes do que se imagina. A origem do povo peruano é agrícola e, de tempos em tempos, se descobre antepassados ainda mais antigos que cultivavam aqui.

Um projeto muito interessante que acontece nos Andes, mais precisamente em Moray, é o Mil Centro. No Mil Centro, o famoso chef Virginio Martinez, do Central, criou um centro de investigação, interpretação e desenvolvimento para estudar a origem e histórias dos insumos da biodiversidade andina.

Nós aqui não vamos tão fundo, mas, entre centenas de produtos tipicamente peruanos, selecionamos 10 produtos peruanos típicos que você, em viagem pelo país, encontrará. Seja na comida de barraquinha de rua, seja nos restaurantes de alta gastronomia.

Lúcuma

lucuma

Conhecida como “El oro de los Incas” (o ouro dos Incas), é uma fruta 100% peruana, originária dos vales andinos. Fazia, inclusive, parte da dieta de povos peruanos que antecederam os Incas. Atualmente, é muito usada para preparos principalmente de sorvetes e sobremesas. É rica em betacaroteno, fonte de vitamina A e também é antioxidante. Aqui em casa, ela é um sucesso! Se ela está bem madura, eu bato com leite, coloco em forminhas, levo para o freezer e vira sorvete pras crianças.

Tuna

tuna

Essa é a fruta do Nopal (um tipo de cacto) e o Peru é, atualmente, o seu maior produtor. No Brasil, ela é conhecida como figo-do-diabo. A sua polpa tem alto teor de fibras, vitamina A, ferro e vários outros minerais. Dessa fruta só se come a polpa e é preciso ter cuidado porque ela tem espinhos na casca. Curiosidade: um cacto de tuna dá fruta por 3 anos, sem uma gotinha de água!! Dessa planta eu posso ter em casa… Não morre, se eu esquecer de colocar água! 😉

Maca

maca

maca

A maca peruana é um tubérculo que lembra um rabanete (só que com um aspecto bem pior). Parece estar de “modinha” aqui no Peru e também no Brasil. Entre seus benefícios estão: ajudar no emagrecimento, aumentar a libido, fortalecer a imunidade, combater o envelhecimento, prevenir diabetes e melhorar a fertilidade. Também já li que ajuda no aumento da massa muscular (para quem está treinando). Ela cresce em altitudes maiores a 4.000 metros e por isso é um tubérculo super resistente. Uma forma fácil de consumi-la é na sua versão em pó, que é encontrada em qualquer mercado e que pode ser misturada em iogurtes, sucos ou sopas.

Granadilla

granadilla

No Brasil, eu conheço essa fruta como maracujá doce, porque como o nome diz: é bem docinha. Tem vitaminas B1, B2, C e proteínas. Está com insônia, impaciente ou as crianças estão com energia excessiva? Coma granadilla: ela é um tranquilizante natural e é possível que ajude nesses casos. Em Lima é a primeira fruta dada aos bebês porque ajuda muito no funcionamento do intestino também.

Chirimoya

chirimoya

Fruta originária dos vales andinos do Peru, seu nome vem do quéchua (língua antiga falada no Peru) chiri significa frio e muya significa semente, isso porque essa fruta germina a elevadas altitudes, onde o clima é bem frio. Ela parece muito a fruta-do-conde ou a pinha. Tem muita vitamina B1, B2, B6, cálcio, ferro, fósforo e outros nutrientes. Existe uma versão da famosa sobremesa peruana Suspiro Limeño, que leva Chirimoya. Vale experimentar ambas versões sem culpa na consciência… ah! E normalmente as sobremesas que levam Chirimoya, em restaurantes, são muitooooo boas.

Aguaymanto

aguaymanto

Aqui no Peru essa frutinha é super comum, já em São Paulo, de onde eu venho, eu só a via enfeitando docinhos de casamento… verdade, haha!! Sei que ela tem vários nomes no Brasil, alguns deles são: Uchuva, Camapum, Fisalis e até “saco de bode”. É indicada para crianças e esportistas devido à sua grande quantidade de vitaminas A,B e C.

Aji Amarillo ou Mirasol

aji amarillo

O Ají Amarillo é o rei na cozinha peruana, muitos pratos levam esse ingrediente que dá um toque picante leve ou forte, dependendo do gosto do freguês. Há registros arqueológicos que mostram que o Ají era consumido por povos peruanos que viveram a cerca de 8.000 a.C. Se você vem ao Peru, não pode deixar de provar os pratos em que esse ingrediente milenar aparece. Minhas sugestões: Papa a la Huancaína, Ají de Gallina, Lomo Saltado e o famosíssimo Ceviche Peruano.

Maíz Morado

maiz morado

As culturas pré-hispânicas consideravam esse cereal um produto sagrado. Antes dos Incas, o Maíz Morado já era usado e sua representação é encontrada em vários objetos cerâmicos da cultura mochica que tem uma antiguidade de mais de 2.500 anos. Se você for ao Museo Larco, vai poder ver do que eu estou falando. Aqui no Peru é usado principalmente no preparo da chicha morada, que é o suco diário da mesa do peruano, e a sobremesa mazamorra morada. Se vem ao Peru, Chica Morada está entre as experiências obrigatórias da viagem. Ela é conhecida como um dos mais poderosos antioxidantes, mas também estão entre suas propriedades o combate a hipertensão, promove a formação de colágeno, reduz o colesterol, entre outros.

Rocoto

rocoto relleno

Muito popular no sul do país (incluindo Arequipa, claro), é uma pimenta forte. É com ela que se faz um prato peruano típico: o Rocoto Relleno, que é a própria pimenta recheada com carne e queijo. Há molhos famosos feitos com o rocoto também e a geleia de rocoto é deliciosa para ser usada em tira-gostos.

Quinua

salada de quinoa

Não poderia terminar esta lista sem incluir o super cereal mais bombado do mundo: a quinua. A quinua é considerado o “cereal mãe”, o alimento perfeito, devido a sua grande quantidade de nutrientes: são 20 aminoácidos, entre eles os 10 essenciais para o ser humano. É rico em proteínas, carboidratos e vitaminas. Rico em fibra e minerais como cálcio, ferro e fósforo, entre outros. Não é à toa que os povos peruanos já cultivavam a quinua há 5000 anos.

Nada do que eu falei teria sentido, no entanto, a quinua não fosse uma delícia e pode ser encontrado de mil maneiras no Peru. Outro dado importante: nenhum outro povo faz tanta receita boa com a quinua como o peruano, então aproveita. Sugestão de um clássico? Chupe de quinua, mas eu amo as saladas de quinua.
Ah! É quinua ou quinoa? O correto seria quinua (fala-se kínua) que é o mais parecido com o nome original que vem do quechua (idioma dos povos andinos) kinúwa ou kínua. Mundialmente é conhecido como quinoa por ser a versão americana do nome.

Tumbo, limón sutil, camote, papa leona e tantos produtos peruanos ainda tem por descobrir. A Manu fez um texto imperdível, para quem vem ao Peru, sobre as batatas peruanas. É só clicar e ler.

Já provou algum deles? Gostou? Tem algo interessante, divertido ou curioso pra contar sobre esses produtos peruanos? Divide com a gente! Comida no Peru é cultura, tradição, sabedoria milenar, saúde, nutrição. Venha disposto a mergulhar neste universo, porque é através dele que o peruano se revela.

obs: FOTOS E PRODUÇÃO DA ELAINE VIDAL. SEGUE ELA NO INSTAGRAM @VI.VRE E @ELAINEVIDAL.
AS LINDAS CERÂMICAS SÃO PERUANAS DO PROJETO NINIA. CONHEÇA MAIS NO @NINIA_PROJECT.

The post 10 Produtos Peruanos que você vai adorar conhecer! appeared first on Cup of Things.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 41